Livros lidos em 2013

11 jan

IMG_4976 edited 3

Antes que fique tarde demais tenho que – finalmente! – comentar/mostrar/falar dos livros que li em 2013. Acredito que já deu pra perceber um tanto do que li pelo post que fiz das compras literárias do ano, mas ainda assim, acho bacana comentar. Aliás mais uma vez, acho também bacana ressaltar que isso não é ostentação, pra mim é um marco, um fato, uma conquista, uma realização.

O que acho ótimo desse post é sua preparação. Como fazer uma foto que me marque e que envolva todos os livro da lista? Tinha a ideia de fazer uma roda com eles em volta, por ordem de leitura durante o ano. Queria que fosse embaixo de uma árvore imitando piquenique. Infelizmente, perdi minha esteira de praia e me sobrou fazer em frente a estante. Tudo bem, gostei do resultado final e… Bem, é assim que me divirto.

Obs.: Sei que essa foto já apareceu no post do 5 on 5, mas foi feita pra esse post e gostei dela demais para não ir pro outro. Na verdade, meio que “matei dois coelhos com uma cajadada só”.

Não sei como vocês anotam os livros que leram, mas faz uns 6 anos (ou mais?) que faço desse jeito. No final da agenda, escolho uma (ou duas) páginas e vou listando por ordem de leitura. No final, é sempre legal ver que tive que ler dois livros no meio da série X, ou que não consegui parar de ler a série Y, ou que li Z livros do mesmo autor no ano. Sim, eu gosto de prestar atenção nessas coisas, afinal, é uma lista! Listas são feitas para nos divertir com estatísticas! – eu simplesmente odeio essa matéria, mas nem tudo é odioso, principalmente o básico. Eis então A lista:

1) Um Dia (D. Nichols)
2) Melhores contos: Caio Fernando Abreu (M. S. Bessa)
3) A última carta de amor (J. Moyes)
4) Depois dos quinze: quando tudo começou a mudar (B. Vieira)
5) Orgulho e preconceito (J. Austen)
6) Nova York: A vida na grande cidade (W. Eisner)
7) Ame o que é seu (E. Giffin)
8) Los Angeles (M. Keyes)
9) Gafield: Em grande forma (J. Davis)
10) Agência nº1 de mulheres detetives (A. M. Smith)
11) Le Petit Prince (A. de Saint-Exupéry)
12) Marked (P.C. and K. Cast)
13) Betrayed (P.C. and K. Cast)
14) Chosen (P.C. and K. Cast)
15) Untamed (P.C. and K. Cast)
16) Hunted (P.C. and K. Cast)
17) Desventuras em série: Mau começo (L. Snicket)
18) Desventuras em série: A sala dos répteis (L. Snicket)
19) Desventuras em Série: O Lago das Sanguessugas (L. Snicket)
20) Jogos Vorazes (S. Collins)
21) Em Chamas (S. Collins)
22) Esperança (S. Collins)
23) Contos de fadas (A. M. Machado)
24) Garfield: Garfield está de dieta (J. Davis)
25) Mãos de cavalo (D. Galera)
26) A Parisiense (I. Fressange)
27) Estação Carandiru (D. Varella)
28) O Circo da Noite (E. Morgenstrern)
29) Tempted (P.C. and K. Cast)
30) Burned (P.C. and K. Cast)
31) Awakened (P.C. and K. Cast)
32) Destined (P.C. and K. Cast)
33) Lolita (V. Nabokov)
34) O Nome do Vento (P. Rothfuss)
35) O Cavaleiro inexistente (I. Calvino)
36) O Milagre (N. Sparks)
37) O que é isso, companheiro? (F. Gabeira)
38) Desventuras em série: Serraria baixo astral (L. Snicket)
39) Desventuras em série: Inferno no colégio interno (L. Snicket)
40) Feios (S. Westerfeld)
41) Perfeitos (S. Westerfeld)
42) Especiais (S. Westerfeld)
43) Extras (S. Westerfeld)
44) Alta fidelidade (N. Hornby)
45) A culpa é das estrelas (J. Green)
46) Por isso a gente acabou (D. Handler)
47) O Apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger)
48)  Lola e o garoto da casa ao lado (S. Perkins)
49) Farenheit 451 (B. Burry)
50) Cidade dos Ossos (C. Claire)
51) Cidade das Cinzas (C. Claire)
52) Cidade de Vidro (C. Claire)
53) Cidade dos Anjos Caídos (C. Claire)
54) Cidade das Almas Perdidas (C. Claire)
55) O Grande Gatsby (F. S. Fitzgerald)
56) A Pousada Rose Harbor (D. Macomber)
57) Hamlet (W. Shakespeare)
58) O Teorema Katherine (J. Green)
 *Resenhas nos links!

Gostei muito dela, da lista, eu digo. Li muitos títulos motivada pela onda da popularidade, confesso. Outros só segui a onda do interesse, das influências e da direção do vento. Séries, li 8. Apenas duas foram completas: Jogos Vorazes e Feios. Feios nem tanto, mas Jogos Vorazes foi… uau. Adorei e não sei como demorei tanto para lê-la. As outras séries ainda estão incompletas não só devido à minha preguiça, mas porque suas continuações ainda não foram publicadas. São elas: House of Night (que torço para o final chegar logo!), Cidade dos Ossos (cadê botão next pra avançar pra maio?!), Desventuras em série (estou emprestando os livros na biblioteca da universidade então as coisas andam um pouco lentas), A Crônica do Matador do Rei (trilogia cujo primeiro livro é O Nome do Vento, aliás já tenho o segundo livro que está me aguardando), Família Walsh (uma série de chick -lit que só leio devido a minha amada mãe que não parou de falar até eu ler) e por fim Rose Harbor (uma série que descobri que era série depois de ler o livro e não sei se a editora boa fé nas traduções, mas espero que o faça).

Dos demais livros, queria dizer os que gostei mais, então… aqui vai, Top 5 de 2013!

1) O Nome do Vento: Só de lembrar de uma cena específica do livro, me arrepio e choro. Conto essa cena pra todos como o maior highlight que já vi acontecer em uma cena de livro. Ele ganhou o primeiro lugar por isso.

2) Orgulho e Preconceito: Eu não me perdoei ainda por nunca ter lido Austen antes. Esse livro está aqui porque com um livro ela já me conquistou de corpo e alma. Finalmente entendo as lindas edições que fazem em homenagem às suas obras.

3) Um Dia: Esse livro me marcou de um jeito todo especial. Não sei explicar, mas acho que boa parte do sentimento está na resenha.

 4) A Culpa é das Estrelas: A onda do John Green me pegou. Como consegui resistir tanto em surfar nesse mar?

5) Marked/Cidade de Vidro/Em Chamas: Ok, ok, não sei o que estou fazendo.Tentei não colocar séries no Top 5, mas falhei. Fiquei MUITO em dúvida de qual livro representaria horas e horas de ansiedade e desespero ao devorar páginas e páginas o mais rápido possível. Foi assim que aconteceu assim que abri Cidade dos Ossos, do mesmo jeito quando saí correndo para importar os demais livros da série House of Night e nos tropeços que tive quando saí correndo do quarto para a estante, só para abrir Em Chamas. Tentei buscar na memória o que mais me emocionou, mais me fez rir ou qual personagem mais gostei, não consegui. Então vou sugerir um empate. Marked porque foi o primeiro, Cidade de Vidro e Em Chamas porque foram os preferidos dentro das respectivas séries.

Estou esgotada. Fazer essa lista exigiu muito de mim, vou descansar. À todos desejo muitas leituras em 2014! :)

Com carinho,

A.

2 Respostas to “Livros lidos em 2013”

  1. Aninhahh 13 de janeiro de 2014 às 6:06 pm #

    Xará…
    Tu leu pra caramba hein? Estou lutando pra fazer bonito esse ano, mas já comecei meio devagar…
    Ain…Eu tbm elegi Em chamas como o meu favorito da série…quer dizer, ele divide o pódio com A Esperança, por que sinceramente o que a Collins fez comigo no último livro foi covardia…poucos autores me deixaram tão envolvida com uma história…

    Adorei a lista…

    Beijos !
    http://www.odocediariodasanas.wordpress.com

  2. Regina 14 de janeiro de 2014 às 11:31 pm #

    Aninha,
    Essa foto ficou um primor! Sou fã da sua criatividade!
    Quantos livros!Isso só me fez ficar com mais vontade ler ainda mais esse ano!
    UAU! vc realmente me instigou em ler O nome do vento! To curiosíssima em conhecer essa tal cena! Certeza que comprarei!
    Jane Austen merece todo o clamor mundial a ela dedicado, de fato.
    Minhas últimas aquisições, que ainda não li, foram:
    – Princesa Mecânica; cassandra clare
    – Todo Dia; de David lavithan
    – Laços inseparáveis; de Emily giffin
    – Ensaio sobre a cegueira; de Jose saramago
    – Desastre iminente; de jamie mcguire
    Enfim, muitas leituras para nós em 2014 e muitas rúuupias para sustentar nosso vício! Amém! rsrsrs

Deixe uma resposta

