O Circo da Noite (E. Morgenstern)

31 ago

[278-365D] Circo da noite

Esses dias me peguei buscando inspiração para montar aula para as crianças. Lembrei que, quando era menor, eu e meus amigos jogávamos um tipo de RPG na escola. Funcionava mais ou menos assim: pegávamos folhas de caderno e estabelecíamos um contexto para nossa história (personagens, local, situação), a partir disso começávamos nossas aventuras. Cada pessoa escrevia um parágrafo ou mais do seu personagem e assim íamos passando a folha (que se tornavam muitas depois de um tempo)… Jogávamos em um grupo de 5 ou 4 pessoas, estudávamos no colégio ainda, mas ele ia organizar um baile de gala… Ai, saudades. Inventamos esse bilhete maluco porque éramos parte do RPG online do Alohomorra, éramos grandes estudantes de Hogwarts naquela época, logo, qualquer semelhança com a história de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” é mera coincidência, lógico.

Mas o foco é outro, pois, enquanto pensava em uma inspiração para as crianças, logo pensei que talvez tivesse uma história muito interessante para explorar em um RPG. “O Circo da Noite” é um livro peculiar. Quando vi-o no Submarino, achei a capa fascinante e quando o recebi, percebi que, de fato, era ainda mais interessante ao vivo.  Ele conta sobre um desafio de dois mestres mágicos que apostam seus discípulos em uma disputa, mas não pense que o livro inteiro vai culminar em um único episódio de luta. Nop! O cenário da batalha é um circo, chamado ‘Circo dos Sonhos’. É um circo completamente diferente de qualquer outro que você já viu! Ele funciona como uma feira, onde cada tenda tem sua própria personalidade, suas cores, jeitos, apresentações ou sons. E não pense que pelo menos o picadeiro permanece, não! As pessoas passeiam pelas tendas e aproveitam infinitamente o circo, descobrindo cada vez uma tenda nova e aproveitando quantas vezes quiser as tendas que já existem. É uma loucura mística que ganha fãs por onde passa.

E a batalha? Bem, Celia Bowen é uma exímia ilusionista e Marco, um equivalente encantador. Juntos, os oponentes criam tendas no Circo dos Sonos que maravilham as pessoas, mas com a real função de superarem sempre a tenda um do outro, demonstrando truques cada vez mais incríveis, peculiares e inimitáveis. As tendas deles se misturam as tendas dos demais integrantes do circo e tudo junto compõe a magia que permeia o livro.

Logo, vocês não me julgarão se escolhi esse como cenário da minha atividade de RPG em sala de aula, não é mesmo? Deixei que as crianças brincassem e explorassem sua imaginação através das tendas. Por exemplo, uma tenda onde tudo é feito de neve e gelo. Uma tenda cheia de potes, onde cada um tinha um cheiro diferente que remetia à uma situação particular da pessoa. Uma tenda tão alta quanto um ginásio, cheia de plataformas em forma de nuvem que você subia até o fim… e pra descer? Se jogava e caía em um colchão gigantesco. Uma tenda de dois gêmeos que tem o dom de encantar filhotes de gatos e apresentam um espetáculo como se os gatinhos fossem tigres e passam entre argolas, dão piruetas e afins. Enfim, um mundo mágico. Por isso contei  essa história para as crianças e pedi para eles criarem tendas que também pudessem fazer parte dessa história. Mas não só cria-las como um projeto, e sim cria-las dentro de uma história, contando como se eles fossem no circo e visitassem a tenda.

Hey! Mas espera um pouco. A atividade parece até legal, mas e o livro? Bom, dele só posso dizer mais uma coisa: grudei e não larguei até o final. ;)

# 2013: 26º

Título:  O Circo da Noite
Autor: Erin Morgenstern
Editora:  Intrínseca
Páginas: 368

Skoob: nota 4/5

Uma resposta to “O Circo da Noite (E. Morgenstern)”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livros lidos em 2013 | Um journal de sorrisos - 11 de janeiro de 2014

    […] de cavalo (D. Galera) 26) A Parisiense (I. Fressange) 27) Estação Carandiru (D. Varella) 28) O Circo da Noite (E. Morgenstrern) 29) Tempted (P.C. and K. Cast) 30) Burned (P.C. and K. Cast) 31) Awakened (P.C. and K. Cast) 32) […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: