Trilogia Jogos Vorazes (S. Collins)

14 maio

IMG_2503 edited

A verdade é que não consegui ler um livro de cada vez com as devidas pausas à tempo de resenhar cada livro individualmente. Então, nada mais justo do que falar dos três em conjunto, certo? Vamos lá.

Meus livros

Eu comprei meus livros pelo Submarino em agosto do ano passado, aproveitei uma ótima promoção e comprei o box por R$59,90 (até hoje ainda não vi uma promoção que os fizessem sair por menos que R$70,00 por lá). Desde então, emprestei para um amigo e ainda inseri à força na lista de livros-para-ler-nas-férias da minha prima, mas até então nem sequer entendia que raio que era a Capital da qual falava a contracapa dos livros. Por fim, mês passado eu tinha um gap na lista de leitura e resolvi pegar Jogos Vorazes para ler. Li um seguido do outro e em 15 dias terminei os 3.

Quando comprei, confesso que o fiz por saber que ele já se tinha se tornado um must read e por já ter visto o primeiro filme (quando vi, não sabia que tinha o livro). O estranho foi não saber que iria gostar tanto.

A autora

Suzanne Collins nasceu em 1962, filha de um oficial da Força Aérea americana. Estudou na Escola de Belas Artes do Alabama, graduou-se na Indiana University em Drama e Telecomunicações e obteve mestrado em Escrita Dramática pela New York University. Com um currículo desse, não foi difícil o início da sua carreira em 1991, como escritora de programas infantis, chegando a escrever diversos deles para a Nickelodeon.

Uma curiosidade: A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar. O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra. (Fonte: Distrito 13).

IMG_2504 edited

A história

Jogos Vorazes permeia um contexto distópico e pós-apocalíptico constituído pela nação de Panem que se formou após a destruição da América do Norte. Um estado autoritário e controlador situado na Capital toma conta desta e dos 12 distritos que a cercam. No passado, alguns distritos incitaram um levante contra esse governo e desde então, como prova da sua autoridade, a Capital criou uma represália que seria relembrada por todos e para sempre: a cada ano os distritos são forçados a enviar dois tributos, um menino e uma menina com idade entre 12 e 18 anos, para participar dos Jogos Vorazes. Os Jogos são transmitidos por toda a Panem, portanto, seja em televisores próprios ou nos fornecidos pela capital nas praças dos distritos, todos assistem ao vivo o reality show sangrento composto basicamente por crianças e adolescentes. Como todo bom jogo, as regras são simples: os 24 tributos são colocados em uma arena temática devidamente preparada com armadilhas e controles específicos para tornarem o jogo mais “divertido” e o último que restar vivo, vence.

Katniss Everdeen é uma voluntária na arena. Ela decide participar dos Jogos por instinto quando o nome da sua irmã mais nova é escolhido no sorteio. O amor fala mais alto que qualquer coisa e nem sequer pensar ver sua frágil irmã na arena não é uma opção. Com habilidades de caça e sobrevivência adquiridos ao sustentar ilegalmente a família com a caça fora dos limites do distrito, Katniss tem chance e favoritismo no Jogo. E se não bastasse, por mais contraditório que seja com sua personalidade, ela ganha o apoio do povo. Os mistérios dessa revelação eu deixo para vocês descobrirem nos livros.

IMG_2498 edited

Todos os livros são divididos em três partes. Vou apresentá-las brevemente (evitando ao máximo os spoilers, prometo).

Jogos Vorazes

“Os Tributos”: O começo. Além das apresentações formais aos personagens e ao país, é contada a história dos Jogos Vorazes e da Capital.

Os Jogos”: O jogo começa, os tributos são lançados na arena. A chacina tradicional dos Jogos acontece nesses primeiros minutos. A organização não recolhe nenhum corpo. Ouvem-se os tiros de canhão, cada um para um morto. Treze jovens restaram.

O Vencedor”: Uma atitude rebelde declara o final da 74ª edição dos Jogos. Uma simples ação que encadeia mais dos livros e um futuro inesperado para todo o país.

IMG_2499 edited

Em Chamas

As Fagulhas”: Os vencedores dos jogos tem sempre maiores responsabilidades do que as propostas. Eles fazem o Tour da Vitória por todos os distritos de Panem e as consequências que levantam são um tanto mais profundas do que a vida de showbizz que assumem.

O Massacre”: Os Jogos não tem fim. Os preparativos para a 75ª edição começam e junto com eles o  o anúncio do Massacre Quaternário, edição especial dos Jogos que se realiza a cada 25 anos. Vencer uma vez os Jogos não basta para conseguir sossego, segundo a Capital.

O Inimigo”: O Massacre Quaternário ocorre. 200 páginas de um novo jogo, novas regras e um desfecho igualmente perturbador.

IMG_2500 edited

Esperança

As Cinzas”:  Um novo Distrito e uma nova base para o ataque.

“O Assalto”: O resgate. A preparação para a guerra.

“A Assassina”: O final da trilogia. O final chega tão rápido quanto uma flecha. Tão surpreendente quanto um erro proposital.

Eu me segurei muito e quis falar pouquíssimo para não revelar detalhes. Deu pra ter uma ideia geral do desenrolar da história, mas o importante é: você tem que ler. Seja como ou quando for, Suzanne Collins construiu uma narrativa que te prende do primeiro ao último capítulo em um ritmo constante de leitura. Ela narra de maneira espetacular desde a convocação de um soldado às sequelas deixadas em combatentes de guerra. E não só isso, o contexto e os personagens vão te fazer eleger um Distrito favorito, um tributo favorito, um casal favorito e quando menos esperar vai estar torcendo para tudo correr bem e devorará as palavras seguintes em busca de um desfecho que acalme o frio que se instalou na sua barriga.

"Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei Aqui é o local onde sempre te amarei." (COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes, 2008, p. 252)

“Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei
Aqui é o local onde sempre te amarei.”
(COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes, 2008, p. 252)

Com certeza foi uma ótima trilogia, muito bem estruturada e que merece a fama que repercutiu. Eu, que adoro os romances e os casais apaixonados, fiquei impressionada pela forma que ela constrói o romance durante a história, marcando-o mais como um apoio emocional necessário do que o romance de adolescente que vemos por aí. Nessas páginas ele ganha proporções mais profundas e que nos fazem refletir.

No entanto, a reflexão não cabe apenas ao romance. Toda a forma com que o país de Panem é formado, governado e mantido pela exploração dos Distritos sugere críticas que passam por temáticas como: a sustentabilidade do nosso planeta, a pobreza, exploração, descaso do governo, modo de vida das pessoas e o modo com que nos relacionamos com a tecnologia e com a cultura. Collins propõe uma linha de pensamento que satiriza claramente o modo de vida das pessoas cercadas pelo luxo ou, no mínimo, por condições econômicas satisfatórias, onde elas vivem de forma fútil e são distraídas por meros aparelhos de televisão enquanto os outros que sofrem não passam de notícias esquecidas quando a tela escurece.

Para quem sabe e quer interpretar essas críticas, esta trilogia também muito nos ensina. Várias foram as vezes em que fechei o livro, após ler certos capítulos, para pensar nas correlações possíveis das relações sociais ou institucionais dos personagens com as minhas. Dizem por aí que o que falta para minha geração (os famosos ‘rebeldes sem causa’ dos anos 80/90) é basicamente algo parecido com o que se desenvolveu nessa trilogia, mas quanto a isso vamos deixar para cada um tirar sua própria conclusão.

"O que acontece em seguida não é um acidente. É muito bem-executado para ser algo espontâneo, porque acontece em total uníssono. Todas as pessoas na multidão pressionam os três dedos médios de suas mãos esquerdas contra os lábios e os estendem na minha direção. É o nosso sinal no Distrito 12..."  (COLLINS, Suzanne. Em Chamas,  2009, p. 72),

“O que acontece em seguida não é um acidente. É muito bem-executado para ser algo espontâneo, porque acontece em total uníssono. Todas as pessoas na multidão pressionam os três dedos médios de suas mãos esquerdas contra os lábios e os estendem na minha direção. É o nosso sinal no Distrito 12…”
(COLLINS, Suzanne. Em Chamas, 2009, p. 72),

# 2013: 18º, 19º e 20º

Título: Jogos Vorazes, Em Chamas e Esperança
Autor: Suzanne Collins (Site)
Editora:  Rocco
Páginas: 397, 413 e 421

Skoob: notas 5/5, 5/5 e 4/5

Para quem gosta de Jogos Vorazes o site Distrito 13 é um portal para o mundo de Panem! Vale a pena a visita. ;)

Quem quiser verificar o histórico da minha leitura, está tudo gravado lá no Skoob.

Com carinho,

A.

Anúncios

2 Respostas to “Trilogia Jogos Vorazes (S. Collins)”

  1. Aninhahh 13 de janeiro de 2014 às 6:27 pm #

    Ana…
    Também sou apaixonada pela trilogia, e sinceramente nem pensei que um dia pudesse ser…mas bastou assistir aos filmes pro amor se instalar…
    Sua resenha ficou ótima, bem detalhada, mas sem revelar nada…Adorei !

    Beijos !
    http://www.odocediariodasanas.wordpress.com

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livros lidos em 2013 | Um journal de sorrisos - 11 de janeiro de 2014

    […] sala dos répteis (L. Snicket) 19) Desventuras em Série: O Lago das Sanguessugas (L. Snicket) 20) Jogos Vorazes (S. Collins) 21) Em Chamas (S. Collins) 22) Esperança (S. Collins) 23) Contos de fadas (A. M. Machado) 24) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: