Curso Design Editorial (Senac)

2 maio

IMG_2290 edited

Um dia desses, depois de sair de uma conversa animadora com uma fotógrafa profissional da cidade, resolvi que iria fazer cursos. Optei pelo curso de Design Editorial do Senac, que seria ministrado na unidade da Lapa Scipião, em São Paulo. Bom, isso envolveria viajar toda semana porque o curso era de sábado das 8h às 18h, por 2 meses. No começo ainda fiquei um pouco assim, mas como meu namorado é de São Paulo, ele falou que não só me acompanharia para casa dele todo final de semana, como também se animou para fazer o curso. Então, graças à ele, fomos os dois felizes nos embrenhar sem qualquer experiência em um bando de designers. :)

O que é Design Editorial? Esta é uma ferramenta essencial para se chegar à um público leitor, pois abarca todo o trabalho desenvolvido ao redor de versões impressas ou digitais de catálogos, livros, revistas, jornais ou qualquer outro tipo de publicação, desde sua concepção gráfica até sua concretização final nas mãos do cliente. No curso, nosso foco foram as revistas. E para quem se interessar e quiser saber um pouco mais desse universo tenho duas dicas: 1) Observe. Pegue revistas e analise tudo, desde título, numerador de página, foto, créditos… tudo. Observar e se inspirar é o maior incentivo que tenho a dar. E para quem quiser ler algo sobre recomendo 2) “A Arte de editar revistas” da Fatima Ali, um livro que ganhei por acaso em um sorteio e que não sabia que ia ser de tanta ajuda (comecei a ler só depois de começar o curso e vi que era uma apostila perfeita)!

A estrutura do Senac é incrível, fizemos aula em computadores MAC com monitor de 1024×768 e mouse de incrível precisão. Não tínhamos do que reclamar. Quanto ao professor a mesma coisa, um homem muito competente, atencioso e dedicado às aulas e ao nosso melhor aproveitamento delas. A turma era pequena (8 alunos) e todos se deram bem, criando um clima agradável e produtivo.

O resultado? Uma revista! Sim, cada um criou um projeto para desenvolver a própria revista em aula. Foi bem legal ver não só a personalidade de cada um estampada na identidade e na diagramação das revistas, como através da escolha das matérias e tudo mais. Eu decidi fazer a minha sobre livros. Uma versão young adult das revistas literárias em conjunto com uma ideia de criar uma revista de blogs. Apresento à vocês, minha Libri.

O nome surgiu da própria palavra livro, em latim. Ela tem um encarte especial que upei separado e pode ser visto aqui, tive que upar separado porque fiz com a temática de literatura erótica, então as fotos contém nudez. As fotos dos “anúncios” são minhas. O conteúdo da revista toda foi escolhido e garimpado da internet, de diversos blogs por aí. Todos tiveram os devidos créditos expostos e ainda vou mandar o link da revista para cada um. Mas, para facilitar, aqui vai a lista de todos que visitei. Indireta e diretamente: muito obrigada! ;)

Perfil do autor: Stephanie Perkins (www.livrodagarota.blogspot.com.br)

O Mapa de Panem (www.distrito13.com.br)

Lançamentos (www.skoob.com.br)

Book Trailer (www.ovendedordelivros.com.br)

Estilo poético (www.undergroundnewyorkpubliclibrary.com)

Mostre sua estante (www.garotait.com.br)

Esntrevista Bruna Vieira (www.capricho.abril.com.br)

Moleskines (www.blogdacompanhia.com.br)

Os Instrumentos Mortais (www.osinstrumentosmortais.com.br)

Resenha da Mel (www.melinasouza.com)

O Preparador de texto (www.blogdacompanhia.com.br)

Banksy (www.altamenteacido.com.br)

IMG_2288 edited

E aí, o que acham de transformar essa em uma revista mensal? É um projeto, preciso só de incentivo, então, comentem!

Com carinho,

A.

6 Respostas to “Curso Design Editorial (Senac)”

  1. jessé 10 de julho de 2013 às 3:27 pm #

    Quais ferramentas se usa?

    • anapalombo 10 de julho de 2013 às 3:33 pm #

      Foram usados InDesign e Photoshop.

  2. Alexei 21 de agosto de 2013 às 10:51 pm #

    Olá… vc está trabalhando em qual área?
    É que eu estou justamente querendo fazer diagramação, e esse curso do Senac é um dos quais eu miro! Dá pra arrumar trabalho com ele? E é importante já vir de algum curso de indesign? (só o que eu sei até agora é PS!)
    brigadão…

    • anapalombo 27 de agosto de 2013 às 11:43 am #

      Olá Alexei, me perdoe a demora na resposta.
      Mas ó, na verdade eu fiz esse curso por hobby, sou formada em Ciências Sociais e trabalho na área. Só com o curso do SENAC da para arrumar algum trabalho sim, mas tem que correr atrás. Eu fui sem saber mexer NADA no indesign e aprendi tudo lá, foi fácil até. ;)
      Qualquer dúvida a mais, sinta-se à vontade. =)

  3. Alexei 2 de setembro de 2013 às 9:12 pm #

    Não querendo abusar, mas qual o seu trabalho? É que eu fiz faculdade de CS também, mas a tranquei… pra mim tava até interessante, mas não podia mais investir naquele curso quando não me considerava nem suficientemente apto a absorver tanto material teórico, e nem exatamente apto a dar aulas devido a certo bloquei ao falar em público! Então pra mim era legal, mas pouco pratico, mas tenho ainda curiosidade quanto às possibilidades que teria caso tivesse mantido-me no curso, ao qual cursei por um ano! Gostava especialmente de Antropologia! inté…

    • anapalombo 30 de outubro de 2013 às 6:26 pm #

      Alexei, eu demorei nada mais do que um fuc*ing mês inteiro para te responder, me perdoe. Eu separei seu comentário para responder com calma e eficiência, mas esqueci ele no meio do mundo bagunçado que vivo.
      Eu trabalho com um projeto de crianças em uma ONG, mas ando fuçando trabalhos na área editorial, que acabei me apaixonando. Fiz o curso até o fim e não me arrependo não, mas confesso que também tive minhas dúvidas e incertezas. Decidi cobrir essas incertezas fazendo cursos que satisfizessem as competências necessárias para uma futura Ana, tal qual me imaginava daqui uns anos. E, na real? É assim que continuo… quem sabe daqui um tempo tropeço em algo que sempre me preparei para? Porque vou te contar, estou procurando. ;)

Deixe um comentário

