Orgulho e preconceito (J. Austen)

27 fev

Oi oi oi! Depois de um tempo de férias absoluta (onde me permiti descansar corpo, mente e decisões), estou voltando à ativa. E como nesse período eu estou mergulhando nas minhas novas e antigas vontades literárias, nada melhor do que coroar o retorno com resenha de livro, não? Bem, esse livro da Jane Austen eu comprei por bobeira em um passeio à FNAC. Eu nunca tinha lido nenhum livro dela antes e achei que comprar Orgulho e Preconceito era um começo. Porém, deixei ele na estante sozinho por um bom tempo, até finalmente ter vontade de pegá-lo para ler. E nosso encontro foi maravilhoso.

Eu o escolhi para ser o “livro da vez” porque estava indo passar uns dias na praia e o livro que estava lendo já estava no fim, então decidi levar essa edição de bolso para evitar carregar peso e tal. O  outro livro acabou no primeiro dia (era Depois do Quinze, by the way) e… Olha, não sei se era porque o ambiente estava propício, se a luz tinha ares diferentes ou se pura e simplesmente fui encantada pela escrita, mas o fato é que eu adorei o livro e não conseguia parar de lê-lo. E por estar em uma viagem à praia com amigos, acho que essa importância ganha alguns pontos extras.

A história foi construída e ambientada no século XVIII, retratando a sociedade inglesa e seu dia-a-dia tão incomum para nós hoje em dia. Incomum e até saudosista, para mim pelo menos. Eu queria ter tido a oportunidade de vivenciar algo como o que as personagens vivenciaram. Olhares, conversas e momentos que deviam ser aproveitados, porque não se sabia quando poderiam acontecer de novo ou mesmo se aconteceriam. Hoje em dia nos pegamos vivendo tão falsa e superficialmente deixando coisas importantes para comentar depois – via sms, mensagem no facebook ou sei lá o que . Desculpe, voltando…

A história gira em torno de Elizabeth Bennet, a segunda filha mais velha de uma família com 5 filhas e, portanto, com a pressão 5 vezes aumentada para o casório. A preferida aos olhos do pai não só o faz por ser a mais inteligente, mas também por ser a mais determinada e espirituosa. Seu charme não se compara ao da sua irmã Jane, que tão delicadamente é construída por Austen como uma jovem íntegra, sonhadora e romântica, mas ela se faz tão bela e respeitosa quanto. O agito da família Bennet começa com a vinda  dos amigos Bingley e William Darcy que vão ocupar uma casa alugada próxima. A partir daí, os bailes, os olhares, as conversas atravessadas e os passeios no bosque vão ter um outro sentido.

Eu adorei o livro do começo ao fim. Austen nos prende no dia-a-dia dos personagens de tal forma que parece que acompanhamos os momentos em tempo real. A espera dos personagens nos deixa também ansiosas, seus anseios, dúvidas e sentimentos são compartilhados com uma sensibilidade incrível. Sabe quando você lê e se identifica com tudo? Assim. Até mesmo a dupla de amigos Bingley e Darcy me lembraram pessoas conhecidas. O grande reconhecimento da autora quanto à criação de personagens profundos é mais do que válido. E faço coro ao que dizem por aí: um clássico não vira clássico à toa.

Eu gostei tanto do livro que fiz uma sessão de fotos especial para ele. :)

IMG_0392 edited

Um dos trechos preferidos. *spoiler!

IMG_0385 edited

“… apaixonada!”

IMG_0390 edited IMG_0386 edited IMG_0382 edited IMG_0379 edited

Espero que leiam, vale mais do que a pena. E não, não é um daqueles clássicos chatos que falam bem só porque ele está em um pedestal. Muito pelo contrário, uma história de amor sensacional. ;)

#2013: 5º

Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: BestBolso
Páginas: 392

Skoob: nota 5/5

Com carinho,

A.

Uma resposta to “Orgulho e preconceito (J. Austen)”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livros lidos em 2013 | Um journal de sorrisos - 11 de janeiro de 2014

    […] última carta de amor (J. Moyes) 4) Depois dos quinze: quando tudo começou a mudar (B. Vieira) 5) Orgulho e preconceito (J. Austen) 6) Nova York: A vida na grande cidade (W. Eisner) 7) Ame o que é seu (E. Giffin) 8) Los Angeles […]

Deixe um comentário

