As vantagens de ser invisível (S. Chbosky)

13 jan

[99-365D] As Vantagens de ser invisível

Já vi diversos tipos de comentário acerca desse livro, que variam do 8 ao 80. Eu fico com o 75. O livro me fez rir, chorar, reler a mesma parte duas vezes e em seguida para sorrir de novo, pensar, ficar pensativa (uns pensamentos até extravasaram para esse post) e ainda sentir gosto de traição ao pensar em começar outro livro. Tudo o que um livro deve ter e oferecer. Aquela sensação de fechar o livro, olhar para o teto e se sentir plena. Uma sensação estranhamente deliciosa.

Esse livro me fez lembrar de O apanhador no campo de centeio e de Forrest Gump. Não sei o porquê de gostar tanto de livros assim, mas eles todos me passaram esse sentimento de plenitude. E por mais tosco e incoerente que possa parecer, essa é a única palavra que consigo utilizar para descrever essa sensação. Lembro de, na noite em que terminei de ler, ficava repassando a cena do túnel na minha cabeça, me peguei sorrindo e brincando de bokeh com os olhos no semáforo.

“E você sabe que se enxergasse esses fatos quando era feliz, se sentiria ótimo, porque estadria descrevendo a ‘união'” (CHBOSKY, 2007, p. 105)

O jeito da escrita em cartas não incomodou, pelo contrário, pareceu até apropriado. Só fiquei com uma imensa curiosidade para saber o destinatário das cartas. Aliás, um segredo: eu também escrevo cartas; escrevo para pessoas específicas cartas que elas talvez nunca recebam, mas que estão devidamente guardadas e endereçadas, esperando o selo. Como disse o Charlie, às vezes o diário não passa a ideia de diálogo, então a coisa toda fica com uma certa barreira. Mas só às vezes, quando estou brigada comigo mesma, procuro conversa com outros amigos, acho. Pela minha contagem, o livro contém 50 cartas que foram enviadas 25 de agosto de 1991 a 23 de agosto de 1992. Eu tenho máximo 10 cartas guardadas. O conteúdo dele vale um livro.

“[…] e até agora está muito bom.” (CHBOSKY, 2007, p. 117-118)

Charlie e eu nos aproximamos ainda mais através das referências literárias. Não, não li todos os livros que ele leu durante o ano, mas li alguns e acho que nem precisava dizer que todos os outros estão na lista de espera para compra/leitura, né? E para você que quer se identificar também, aqui vai a lista de livros que Bill, seu professor de inglês avançado, lhe deu pra ler (a ordem pode não ser essa, mas é bem parecida):

1) O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

2) Este Lado do Paraíso – F. Scott Fitzgerald

3) O sol nasce para todos – Graça Leão

4) Peter Pan – James Matthew Barrie

5) A separate peace – John Knowles

6) O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

7) Pé na Estrada – Jack Kerouac

8) Naked Lunch – William Burroughs

9) Walden – ou A Vida nos Bosques – Henry David Thoreau

10) Hamlet – William Shakespeare

11) O Estrangeiro – Albert Camus

12) The Fountainhead – Ayn Rand

“E acho que percebi, naquele momento, que eu realmente a amava. Porque não havia nada a ganhar, mas isso não importava.” (CHBOSKY, 2007, p. 189)

Nas fotos que ilustram o post vocês podem ver algumas das minhas passagens favoritas… só algumas, porque no total eu coloquei uns 12 side-its. Eu realmente gostei do livro. Espero que leia, que goste e que te faça ver a vida de uma forma um pouco mais… “tudo bem”.

#2012: 14º

Título: As vatagens de ser invisível
Autora: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223

Com amor,

A.

3 Respostas to “As vantagens de ser invisível (S. Chbosky)”

  1. Manu 13 de janeiro de 2013 às 12:45 pm #

    Também já vi todo tipo de comentário sobre ele. E só me deixa com mais dúvida se compro ou não. Mas acho que vou sim. ^^

    • anapalombo 13 de janeiro de 2013 às 1:39 pm #

      Eu acho ele tão sensível que sou do time pró. E por isso eu faço coro a esse lado da sua dúvida: compra! haha :*

  2. lista de email 14 de janeiro de 2013 às 11:20 am #

    thanks for taking a time to help people with so great information, congratulations, your work is so dignifying.

Deixe um comentário

