DIY: Reciclando agendas

30 out

Um dia estava em casa com meu irmão e prima arrumando meu quarto, quando, por força maior, eles me fizeram ver que eu precisava me desapegar de um bando de agendas antigas que tinha guardado apenas por terem “a capa bonita, ainda terem tanta folha em branco e poemas e…”. Enfim, me deram um ultimato: ou as agendas iam pro lixo ou eu ia aparecer naquele programa dos acumuladores.
Claro que nenhuma das opções me satisfazeram, então resolvi reciclar as agendas e utilizar suas lindas capas e folhas em branco. Na verdade já venho fazendo isso faz uns anos com meus cadernos da faculdade. Sempre que acaba um, eu conto quantas folhas não usei e guardo. Finalmente, nesse último semestre, juntei um caderno inteiro dos pequeninos que sobraram dos outros anos. :)

Como? Vamos lá. Primeiro pegue as agendas e desmonte cada uma. Tire o espiral e jogue fora todas as folhas que estavam rabiscadas. Guarde os plásticos para guardar coisas, folha de adesivos, recados ou o que mais quiser preservar.

O que precisamos:

1 – folhas em branco;
2 – capas;
3 – espirais;
4 – cordinhas ou fitas;
5 – clips ou algo para “prensar” as páginas;
6 – plásticos, folhas de adesivos e afins.

Agora é simples: só montar! Para juntar as folhas você pode usar espirais ou essas cordinhas e fitas, amarrando pelos buracos das folhas. Eu particularmente prefiro as cordinhas porque levo esses caderninhos para todo canto e os espirais ficam enroscando na bagunça da bolsa, já com as cordinhas os cadernos ficam mais leves, práticos e fofos.

Coloque tudo que quer no seu caderno em ordem, junte com o clips e passe a cordinha.

Dê um primeiro nó certificando-se que fique uma “folga”para as páginas poderem virar certinho. Passe a corda sempre pelo mesmo lado, não em zigue-zague. No final dê outro nó igual o primeiro e corte a sobra da corda.

Cadernos prontos para uso! :)

Como esses caderninhos são extremamente fáceis e rápidos de fazer, vale soltar a imaginação! Seja encapando-os (tecido, EVA, colagens, etc.), alternando novas folhas (como “divisórias” iguais de fichário, sabe?), folhas coloridas ou até criando cadernos específicos, como uma agenda telefônica só sua, usando apenas as páginas de telefones da agenda. Vale qualquer coisa e ainda mais um pouco. :)

Os meus cadernos inclusive já estão na 2ª remessa! Não gosto que eles fiquem muito “cheios” de folhas e estou usando-os para fazer as anotações das leituras para minha monografia, ou seja, as folhas acabam rapidinho. Quando acabam, eu desfaço o caderno e refaço novamente com folhas novas. Prático, né?

É isso aí. Se alguém fizer, me fale como ficou, hein. :*

A.

2 Respostas to “DIY: Reciclando agendas”

  1. capituloincompleto 30 de outubro de 2012 às 2:41 am #

    Super legal esse D.I.Y. Que bom que as folhas em branco dos meus cadernos terão salvação. heheh (:

    • anapalombo 30 de outubro de 2012 às 2:56 am #

      Isso mesmo. ;)

Deixe um comentário

