DIY: Bolsas de feltro e retalhos

18 out


Hoje vou estrear a categoria DIY (nosso famoso “Faça você mesmo”)! Na verdade não vai ser aquela coisa de ensinar a fazer coisas e tal, será mais um post de inspiração. Eu costumo sempre costurar bolsas, mini necessaires e coisinhas com feltro, então vou apostar nesse estilo de vó para começar a mostrar minhas aventuras no artesanato e na costura. Infelizmente eu não tenho uma máquina de costura (ainda!) então faço tudo na mão, o que deixa meio pobre, mas com aquela carinha de.. feito à mão.

Tenho no meu quarto duas caixas com uma etiqueta que diz “Caixa de Artesanato”. Em uma guardo tudo que eu acho que importa (molas, cola, glitter, espirais, capas de caderno, fios e afins) e na outra eu guardo tecidos, sejam eles retalhos, feltro, fitas ou qualquer outro tecido que tiver dando sopa pela casa. Por que faço isso? Bem, basicamente, eu acho que a resposta é: porque me convém. Eu gosto de criar, de inventar e de fazer minhas coisinhas, então tudo pode ser útil um dia, né? Claro que não junto “lixo” (entre aspas porque às vezes o que eu considero lixo pode não ser o mesmo que outra pessoa considera :P). Dentre tantos cacarecos, algumas coisas eu sempre tenho que ter, elas são os feltros e retalhos.

Feltro

Feltro é um tipo de tecido TNT (tecido não tecido) feito de lã (ou pelos de animais :/) e bastante usado no artesanato. É meio grossinho, mas de fácil manuseio e bem útil para fazer essas coisas que vou mostrar aqui pra vocês. O que eu não gosto dele só é que com o tempo ele vai ficando com aquela cara de desgastado, sabe? Com bolinhas e tal, dependendo do uso, claro. São vendidos em qualquer loja de artigos para artesanato, de tecidos e afins.

Retalhos

Bem, retalhos são… retalhos de tecidos. Normalmente não se tem um tecido específico com que os retalhos são feitos, porque são reaproveitadas as sobras. Mas, nesse caso, a loja que eu comprei (e compro) esses pedacinhos de pano padroniza o corte em 60cmx60cm e vendem esses pedacinhos de pano que são utilizados em patchwork, scrapbooks e no que mais a criatividade demandar pequenos pedaços de pano.

Bem, o que eu fiz com tudo isso?

Esses dias meu irmão chegou com um espelhinho de mão que ele leva em viagens e queria ver se eu tinha uma capinha pra envolver o espelho. Claro que não tinha uma capinha, mas tinha uma solução (há!). Falei que, uai, é só fazer uma de feltro. Pronto.  Ta aí. É uma capinha simples, que transpassa o espelho e prende atrás com velcro. Costurei com linha de crochet colorida. Adoro esse feltro de bolinhas. :)

A confecção da capa

João e seu espelho :)

Os retalhos xadrez e de bichinhos eu comprei um dia que estava nessa loja comprando umas coisas e não resisti a esses retalhos, eram tão fofinhos! Então estavam sendo guardados para algo especial. Foram usados para substituir uma mini necessaire que levava na bolsa para o iPod e o cadeado (para usar na biblioteca). Quando percebi que o tempo já tinha levado minha bolsinha e que precisava de outra, sucumbi ao meu lado vó e fiz uma eu mesma. Fiz duas partes separadas dupla-face (dobrei o retalho no meio e costurei) e depois juntei as duas, fiz uma maior que a outra para poder fechar, depois foi só cortar o buraco para o botão, costurá-lo e fim. :)

Necessaire de pano fofo

E por fim, a última inspiração: capas para carregar os livros na bolsa! Essas são os meus xodós. Eu sempre carrego algum livro de literatura comigo, para relaxar entre a leitura de um texto ou outro, só que deixá-los jogados na bolsa não é uma opção. Eles sujam, ficam tortos, dobram e tudo o mais. Eu nunca consegui juntar dinheiro para comprar essas capas – claro que elas são bem mais elaboradas, mas se não cabem no orçamento não adianta – porque eu gosto que elas fiquem de acordo com o tamanho do livro, então eu gostaria de ter uma de cada tamanho. Com as minhas, eu estou fazendo mais ou menos isso. De acordo com o livro que estou lendo, eu faço uma capa meio padrão, então terei os tamanhos pequeno, médio e grande. Até agora só tenho os dois primeiros, ainda não fiz para o Crônicas de Nárnia. :P

Eu fiz as minhas basicamente com feltro e a tal linha de crochet. A marrom é a de tamanho médio e eu tentei imitar um menininho (uns riem de mim quando olham pra ela e viram a cabeça pensando “cadê o menino!?”, mas outros poucos vêem ele). A preta foi a primeira que fiz, e enfeitei ela com uma chave de coração que eu achei perdida na caixa de artesanato que não guarda tecidos. O laço e os botões são um charme a parte.

Capas de livros

As capas e os respectivos livros

E é isso! Espero que isso inspire alguém a usufruir do seu lado artístico de vez em quando, porque eu, sinceramente, me divirto com essas criando minhas coisinhas. :)

A.

Anúncios

7 Respostas to “DIY: Bolsas de feltro e retalhos”

  1. Kelly B. 18 de outubro de 2012 às 11:17 pm #

    Você me deu uma ótima ideia! Esse semestre eu tenho que carregar um livro fininho todos os dias pra faculdade, mas ele tava amassando na bolsa e eu tava ficando desesperada atrás de um jeito. E talvez, fazer uma capinha pra ele seja a solução *-* Já estou tendo aqui mil ideias. Muito prendada você.

    • anapalombo 19 de outubro de 2012 às 1:00 am #

      Isso! Ajuda, viu? Os meus sempre andam nas capinhas agora.
      Obrigada! Beijo, Kel. :)

  2. Micaelle Morais 19 de outubro de 2012 às 2:35 am #

    Vou tentar fazer as capinhas de livro =D

    • anapalombo 19 de outubro de 2012 às 3:02 pm #

      São bem fáceis, Micaelle. E use a criatividade para deixá-las ainda mais fofas! :)

  3. Manuh 19 de outubro de 2012 às 12:58 pm #

    Que lindo! *-* Eu só poderia ter um pouquinho mais de habilidade em costura haha.
    Bj e cuida bem do teu anel de coruja hehe

    • anapalombo 19 de outubro de 2012 às 3:03 pm #

      Ahh mas a habilidade a gente consegue melhorar treinando, não é? :)
      Ops que anel? Mas cuido sim haha

Trackbacks/Pingbacks

  1. What’s in my bag | Um journal de sorrisos - 8 de março de 2014

    […] 4. Livros na bolsa andam protegidos por capas de feltro. Que eu mesma fiz, by the way (DIY aqui!). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: